segunda-feira, 30 de junho de 2014

CMMA de Cotriguaçu apresenta trabalhos realizados para o Conselho de Meio Ambiente do Município de Nova Bandeirantes

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Cotriguaçu, representada pela Secretária Executiva Sr.ª Denise Freitas, participou da oficina de formação em gestão ambiental e participação social, realizada nos dias 23 e 24 de junho pelo Instituto Centro do Vida (ICV), com os conselheiros municipais de meio ambiente do município de Nova Bandeirantes.


A oficina realizada teve o objetivo de fortalecer os trabalhos no âmbito ambiental do município, a partir das demandas estabelecidas pelo conselho. Para isso, foram realizadas apresentações e atividades voltadas a preparar, motivar e informar os conselheiros sobre suas habilidades e conhecimentos que possuem atualmente, e o que precisam trabalhar para que o conselho possua um bom trabalho e contribua efetivamente na gestão ambiental municipal.
A apresentação do CMMA de Cotriguaçu visou a apresentação da caminhada deste conselho de maneira que venha motivar estes conselheiros que estão começando uma nova caminhada. A Secretária Executiva do CMMA apresentou o processo de estruturação do conselho, com o apoio do projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), a construção do projeto “Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu” enviado ao BNDES/Fundo Amazônia e do projeto de lei da Política Municipal de Meio Ambiente, o uso do laboratório de geotecnologias e a importância dos mapas produzidos para a gestão ambiental e a campanha do CMMA “Queimar não é legal”.
Também, enfatizou a importância da representatividade de cada conselheiro, que os mesmos estão representando um grupo de pessoas, não somente representando interesses pessoais. E que existem desafios a serem enfrentados, mas que os resultados colhidos com um grupo unido são pontos positivos.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

As florestas e a redução da pobreza

Liliana Lavoratti

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) alertou ontem em Roma para a importância do papel das florestas na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento


A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) alertou ontem em Roma para a importância do papel das florestas na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento. 

A organização internacional defendeu que os países devem investir em políticas destinadas a manter e a potencializar as contribuições das florestas para os meios de subsistência, a alimentação, a saúde e a energia. Para isso, a FAO defende que os países devem colocar "as pessoas no centro das políticas florestais".
"Não podemos garantir a segurança alimentar ou o desenvolvimento sustentável sem a preservação e a utilização responsável dos recursos florestais", reforçou José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, referindo-se ao documento "O Estado das Florestas do Mundo", lembrando que parte da população mundial depende das florestas para satisfazer suas necessidades básicas.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cotriguaçu em busca da sustentabilidade




Diálogo entre Poder Público e ICV

Entidades e grupos e seus relacionamentos.
Cotriguaçu recebeu a visita, nos dias 02 à 04 de junho, do coordenador do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), Renato Farias, e da analista de gestão ambiental, Carolina Jordão do Instituo Centro de Vida (ICV).
O objetivo foi conversar com os setores parceiros do CSV: poder público municipal, madeireiros, indígenas, pecuaristas e agricultores familiares das comunidades Nova Esperança, Novo Horizonte, Santa Clara e Ouro Verde do PA Nova Cotriguaçu. Para prepara-los para o evento de finalização da primeira fase do projeto, que está sendo chamado de Diálogo Intersetorial e que acontecerá em julho.
Neste evento, os diferentes setores irão se reunir para a construção de uma visão compartilhada sobre a sustentabilidade do município de Cotriguaçu e o estabelecimento de acordos para atingir esta visão.

Ofertas e Demandas pelo Poder Público
A reunião com representantes da prefeitura acorreu no dia 04 de junho, no gabinete da prefeita, com o objetivo de compartilhar a visão das ofertas e demandas do órgão executivo para a sustentabilidade de Cotriguaçu no âmbito social, ambiental e econômico. Bem como, o levantamento das entidades e grupos que se relacionam diretamente e indiretamente com a prefeitura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, definindo o nível de relação, ou seja, se este relacionamento foi positivo ou negativo e qual a intensidade. De maneira que todos pudessem perceber as falhas e as oportunidades, para a poder público, na construção de um município sustentável.